Programa Inclusão Produtiva forma turma de Elétrica Básica

Programa Inclusão Produtiva forma turma de Elétrica Básica

O Programa Inclusão Produtiva, mantido pelo Núcleo Jardim Ferraz do Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC) com apoio da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social de Bauru (SEBES), formou uma nova turma de Elétrica Básica.

O curso foi oferecido no primeiro semestre de 2023 a trabalhadores

encaminhados por meio da Rede de Proteção Social Básica (RPSB) do

município de Bauru, através das unidades do Centro de Referência da

Assistência Social (CRAS).

O curso de Elétrica Básica foi oferecido de acordo com o padrão

normativo da RPSB, o que compreende a realização de cursos considerando a 1ª Fase – Preparação para o Mundo do Trabalho através dos módulos de Aprendizagem, ministrado por instrutor;

Desenvolvimento Pessoal, realizado por psicóloga; e Desenvolvimento Gerencial, realizado por assistente social.

“Avaliamos que o curso certamente abrirá oportunidades de trabalho aos usuários do programa, nos segmentos residencial, comercial e industrial”, avalia Maria do Carmo de Oliveira, assistente social do Programa Inclusão Produtiva, que é coordenado por Milton Minei.

E para agregar mais conhecimento aos usuários, neste segundo semestre, será realizada a 2ª Fase – Fomento ao Empreendedorismo Social, Módulo de Pré-Aceleração, Aceleração e Incubação.

Nessa etapa, os trabalhadores iniciam o curso de Normas Regulamentadoras: NR10, NR33 e NR35, e, na sequência, o curso oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), denominado “Reescrevendo Minha História”.

“Os dois cursos complementarão e contribuirão para o desenvolvimento das habilidades e competências dos usuários, deixando os currículos mais atraentes para inserção ao mundo do

trabalho”, analisa Maria do Carmo.

Com os cursos da primeira e da segunda fase, o Programa Inclusão

Produtiva atende aos objetivos de oferecer oportunidades de ocupação e renda, através do mundo formal de trabalho, do empreendedorismo e dos arranjos produtivos.

O programa está previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), de 1993, a qual determina, em seu artigo 2º, a promoção da integração ao mercado de trabalho e no artigo 25, inciso V.

De acordo com o Padrão Normativo da Rede de Proteção Social Básica do município de Bauru, ano 2022, o Programa de Inclusão Produtiva é destinado a “pessoas com idade a partir de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de

pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social, residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, provenientes de famílias prioritariamente

em extrema pobreza e beneficiárias dos programas de inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *